quarta-feira, 24 de setembro de 2014

As mudanças climáticas estão nos levando para o fim?


Os países desenvolvidos realizaram no dia 24/09/14 uma conferência na sede da organização das nações unidas (ONU) sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta oriundas das emissões de CO² (dióxido de carbono ou gás carbônico) lançadas na atmosfera, desmatamento das florestas, desenvolvimento urbano sem planejamento e entre outros. As mudanças aceleradas no clima muito em função do efeito estufa (já está afetando em ritmo acelerado o nosso meio ambiente), tendo como consequências até a nossa própria existência no futuro. Nesta conferência ficou direcionada a importância de pensar em soluções para discutir e elaborar  possíveis tratados internacionais visando desacelerar os impactos negativos do clima para a próxima conferência, que será há 21ª Conferência do Clima (COP 21) em Paris, marcada para dezembro 2015.

Como vivemos no modelo capitalista, na qual signifca: um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição (indústrias) são de propriedade privada e com fins lucrativos, portanto para se lucrar mais precisa produzir mais, com isto as grandes indústrias ou todas usam do artifício da Obsolência Planejada, que é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto. 

Em face ao exposto na produção cada vez mais acelerada as indústrias buscam na nossa natureza a matéria prima para fabricação dos produtos, porém não renovam esses recursos naturais da mesma forma que exploram, com isto há devastação das florestas que impactam no clima, causando a falta de chuvas e consequentemente as secas, com consequências graves na agricultura e reservatórios de água potáveis.

Além da devastação citada de forma breve e reduzida no parágrafo acima o processo de industrialização contribui de forma negativa na emissão de CO² na atmosfera, os estudos apontam que são lançados anualmente 34 bilhões de toneladas de CO², em 2020 podendo ultrapassar 40 bilhões de toneladas, a consequência  dessa ação é o efeito estufa que causa o aumento da temperatura do planeta que interfere drasticamente no clima.  Devido a este aumento para 40 bilhões de toneladas em 2020 cogita-se o aumento na temperatura do planeta em 0,8º C (graus Celsius).

Diante do cenário que estamos vivendo temos que rever nosso sistema atual, que está mais que confirmado que estão caminhando a passos largos para a destruição do planeta, antes que seja tarde demais temos que caminhar para a economia solidária (próximo assunto do meu blog), com a economia solidária os recursos naturais serão bem aproveitados e direcionados, os avanços tecnológicos serão norteados para a exploração consciente e responsável dos recursos naturais e nas formas de diminuição para níveis aceitáveis de liberação de CO² na atmosfera. 

Caro leitor, em face ao tema abordado qual a sua ação e sugestão para revertemos esta triste realidade?



Sugestão de documentário no link abaixo sobre Obsolência planejada: https://www.youtube.com/channel/UC3sExQLFVBZeehkYZykX1Wg






Um comentário:

  1. A questão das mudanças climáticas já ultrapassou o patamar ao qual a associam formalmente, e tenho certeza que a geração atual de governantes entrará para a história da pior forma como previu o famoso ator na conferência.
    O decrescimento é a porta de saída, mas não o destino em si na questão da sociedade de crescimento, que trata a obsolência planejada, na minha opinião. Penso além da questão puramente econômica e social da coisa, acabo sendo obrigado a ter minha própria ideia de solução... (Obrigado pelo link, ótimo vídeo)
    Sobre minha ação, sou Micro empreendedor Individual, e busco focar todo meu esforço profissional em um sistema que liberte os meus clientes do ciclo de pragas e problemas técnicos nos pc's atuais. Ao mesmo tempo em que resolvo seus problemas, eu dou treinamento aos clientes, e quebro o cilo de dependência na questão.
    Sobre a minha sugestão, atualmente seria a de que o máximo possível de pessoas de real boa vontade buscassem se unir em torno das mudanças culturais e comportamentais tão necessárias de serem aplicadas na educação de nossos filhos e netos, buscando prepará-los ao mesmo tempo para realizarem uma realidade sustentável, como também muitas dificuldades nos tempos de transição, que não prometem ser nada bonitos, principalmente para as populações das nações menos desenvolvidas.

    Um forte abraço;

    ResponderExcluir